Melhores equipamentos para academia: como e quais escolher?

Melhores equipamentos para academia: como e quais escolher?

Melhores equipamentos para academia: como e quais escolher?

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing button
whatsapp sharing button
skype sharing button
messenger sharing button
linkedin sharing button


O mercado fitness foi um dos segmentos que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Segundo a ACAD Brasil (Associação Brasileira de Academias), são mais de 34 mil unidades espalhadas por todo território nacional, ficando atrás apenas dos EUA. 

Contudo, em um mercado tão concorrido, procurar pelos melhores equipamentos para academia ou maneiras de diversificar seus serviços são estratégias que alguns dos negócios usam para alcançar um público mais diverso.

Até mesmo porque, atualmente, as pessoas já reconhecem a importância da prática regular de exercícios físicos em todas as idades. Tanto que o mundo fitness representa uma fatia significativa na economia global e do país, segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA). 

Mas, como uma tendência natural do mercado, é necessário buscar a diversificação em produtos e serviços oferecidos para alcançar novos clientes, pensando além de preços ou das estruturas oferecidas.

Dentro de todo este contexto, é essencial pensar em quais são os equipamentos mais usados na academia ou, até mesmo, quais são as novas maneiras de inovar as atividades para continuar tendo sucesso nos negócios.

Quer saber mais sobre os principais acessórios e equipamentos que uma academia deveria ter, pensando não apenas na captação de alunos, mas também em sua retenção? Então, continue a leitura.

Como escolher os melhores equipamentos para academia?

Para garantir uma boa experiência aos clientes, é preciso oferecer o melhor a eles. Essa é uma regra básica de qualquer negócio que lide diretamente com outras pessoas.

Isso inclui algumas questões, como, por exemplo: garantir um bom atendimento, ter profissionais qualificados e até investir nos melhores equipamentos para academia.

Afinal, nenhum aluno vai querer fazer suas atividades ou fechar um pacote semestral em um local que não ofereça o mínimo necessário para que os exercícios sejam praticados de maneira satisfatória.

Ao mesmo tempo, é fundamental lembrar que cada negócio possui suas particularidades. Ou seja, os melhores equipamentos para uma academia, não necessariamente serão para a outra.

É claro que boa parte dos itens, acessórios e materiais escolhidos podem ser parecidos, talvez diferenciando apenas a marca. Contudo, algo que você sempre deve refletir ao investir no seu negócio é sobre quem é o seu público e, principalmente, quais clientes você deseja conquistar.

Por exemplo, uma academia que seja focada em crossfit terá aparatos diferentes de um empreendimento que tem o foco em artes marciais.

Já um negócio que esteja localizado em uma região que possui um alto índice de pessoas da terceira idade pode propor aulas diferenciadas (assim como equipamentos específicos) para este público.

Ou seja, antes de escolher os melhores equipamentos para academia, pense quais são as metas e objetivos da empresa, avalie o público-alvo e, é claro, faça sua própria pesquisa. Até mesmo porque esse é um dos investimentos mais caros, então é válido refletir bem sobre esses pontos. 

Indicação de leitura: Autorresponsabilidade: que tal parar e ver o que você pode fazer para minimizar uma crise?

Quais são os melhores equipamentos e atividades para academia?

Como você viu, destacar-se dentro do segmento fitness pode ser um desafio, assim como é em diversos outros mercados que estejam em expansão. Uma das principais maneiras de inovar é, exatamente, diversificando o que você oferece. 

Confira, a seguir, alguns exemplos dos equipamentos mais usados na academia e atividades que podem ser incluídas para alavancar os resultados.

Piscina

Você pode até se perguntar por que ter uma piscina na academia. Mas a verdade é que a natação é um dos esportes mais completos que existem, exatamente por trabalhar vários músculos do corpo com baixo impacto.

Além disso, com a piscina é possível ofertar aulas de hidroginástica. As duas atividades aquáticas podem ser indicadas para a maioria das pessoas, o que indica um grande potencial de ampliar o potencial da academia.

Jump

Jump é um exercício em uma cama elástica que promove muitos benefícios ao corpo. Por ser uma atividade aeróbica, ajuda a melhorar o condicionamento físico e a queimar calorias. 

Sendo assim, também é uma boa opção para academias que querem diversificar seus serviços, além de poder oferecer aulas para diferentes níveis de dificuldade.

Aparelho de pilates

Assim como a natação e a hidroginástica, o pilates é uma atividade que pode ser indicada para inúmeras pessoas, inclusive por quem é sedentário e deseja mudar essa condição de rotina.

Por esse motivo, é um exercício muito recomendado por médicos e terapeutas esportivos e que está cada vez mais em alta pelos benefícios que oferece.

Esteira

Em termos de versatilidade, nenhum outro equipamento se compara à esteira. Dá para caminhar, trotar, correr, variar as inclinações. 

É um dos equipamentos mais usados na academia, exatamente pela possibilidade de ser utilizado por pessoas em diferentes estágios de condicionamento físico, inclusive, iniciantes.

Remo

Este é um dos aparelhos para exercícios aeróbicos mais procurado. É bom no combate a possíveis lesões e fortalece as pernas e os braços. Com o remo é possível queimar calorias com rapidez, além de aumentar a capacidade cardiovascular.

Halteres

Por ser um tipo de equipamento que se adapta a vários tipos de treino, pode ser considerado um dos melhores equipamentos para academia em questão de funcionalidade. 

Os halteres emborrachados são os mais populares para novas academias, e uma sugestão é ter uma estante para auxiliar na apresentação do ambiente.

Banco supino

O equipamento é essencial para quem deseja definir os músculos superiores. Nesse sentido, o banco supino faz parte dos itens básicos para montar um centro de treinamento físico.

Muitas vezes, com apenas um tipo de banco é capaz de oferecer vários exercícios aos alunos, como:

  • Supino reto.
  • Supino inclinado.
  • Supino declinado.

Aparelho Smith

É um dos aparelhos mais clássicos das academias, exatamente por ser mais apropriado para quem tem dificuldade em fazer supino ou agachamento na barra livre. 

Além disso, por estar presa ao suporte, evita que você sobrecarregue músculos secundários, focando apenas no principal.

Leia também: 10 motivos para sua academia investir mais em natação – natação para academias

Dica bônus: por que ter uma piscina na academia?

A procura por piscinas em academias vai além do que a busca pelo emagrecimento. Afinal, além de ser uma atividade divertida e relaxante, também pode impactar no condicionamento físico e na saúde mental.

Outra opção para a piscina na academia é oferecer aulas de hidroginástica para gestantes ou para terceira idade. Isso porque atualmente, a hidroginástica vem sendo bastante indicada por médicos e ginecologistas. 

Afinal, além de ser uma atividade física, a hidroginástica melhora o condicionamento fisiológico, fortalece os músculos, diminui o inchaço, alivia as dores lombares, melhora o cardiorrespiratório e muito mais.

Ou seja, ter uma piscina nas academias é um ótimo diferencial. Dessa forma, é possível alcançar um público de diferentes faixas etárias, que talvez não se interessassem em um primeiro momento.

Caso essa seja uma possibilidade, lembre-se de que uma metodologia para as aulas de natação pode fazer toda a diferença. Essa é a melhor forma de construir uma experiência educacional inovadora, promover o aprendizado de habilidades e valores fundamentais através do esporte.

Além disso, a Metodologia Gustavo Borges oferece cursos de capacitação inicial com aulas práticas e teóricas destinadas aos instrutores de academias, escolas, clubes, ONGs ou repartições públicas. 

Por meio do curso de capacitação, os credenciados são apresentados às ferramentas práticas e a toda estrutura da MGB, facilitando assim a relação entre os professores, alunos, gestores e coordenadores.

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma metodologia de excelência para sua academia? Então, confira este depoimento de quem já conhece a MGB: